UMA PRÁTICA DOCENTE: UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA.
"Todos os recursos físicos, utilizados com maior ou menor frequência em todas as
disciplinas de estudos ou atividades, sejam quais forem as técnicas ou método
empregado, visam auxiliar o educando a realizar sua aprendizagem, constituindo-se
em um meio para facilitar o processo ensino-aprendizagem". (Botelho, 2007)
Os Mapas Conceituais foram criados pelo educador norte-americano Joseph D. Novak
na década de 1970, sendo uma aplicação prática da teoria de David Paul Ausubel2
,
considerado o “pai” da Teoria da Aprendizagem Significativa. Ausubel define a sua teoria
como a aprendizagem na qual, “o significado do novo conhecimento é adquirido, atribuído, construído por meio da interação com algum conhecimento prévio, especificamente
relevante, existente na estrutura cognitiva do aprendiz.” (Massini et a., 2008)
O QUE É.....
Tendo um formato de diagrama, os Mapas Conceituais apresentam conceitos interelacionados
formando uma grande estrutura conceitual. Essas relações são representadas por
linhas que contém palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza delas.
REGISTRO DA ATIVIDADE EM SALA DE AULA
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